Clubes brasileiros conhecem adversários na Libertadores e na Sul-Americana

Por Portal Opinião Pública 20/03/2025 - 10:24 hs
Foto: Conmebol / Reprodução
Clubes brasileiros conhecem adversários na Libertadores e na Sul-Americana
Grupos da Libertadores têm quatro brasileiros como cabeças de chave

A Conmebol sorteou, na noite desta segunda-feira (17), os grupos das duas principais competições de clubes do continente, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana. O evento foi realizado na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. No total, 14 equipes do país participarão dos dois campeonatos, sendo sete na Libertadores –entre eles Palmeiras e São Paulo - e sete na Sul-Americana – contando com o Corinthians.

Tricampeão do torneio continental, o São Paulo era um dos quatro brasileiros no pote 1, o que o colocou como cabeça de chave do grupo D. E o Tricolor terá alguns adversários indigestos nesta fase da competição. O primeiro adversário será o Talleres, da Argentina, repetindo um confronto da edição passada. As duas equipes se enfrentaram duas vezes, também na fase de grupos, com uma vitória para cada lado. Já o segundo jogo do Tricolor será diante do Alianza Lima, do Peru, que eliminou o Boca Juniors, na fase preliminar do torneio. O outro adversário da chave será o Libertad, do Paraguai, campeão do Torneio Apertura do país no ano passado.

Outro tricampeão da Libertadores, o Palmeiras também será cabeça de chave no grupo G, e enfrentará na primeira rodada o Sporting Cristal, do Peru, vice-campeão peruano em 2024. No segundo jogo, os comandados de Abel Ferreira irão encarar o Cerro Porteño, equipe paraguaia contra a qual o Verdão já possui 14 jogos na competição, tendo vencido oito, empatado quatro e perdido apenas dois. As duas agremiações, entretanto, viveram uma situação de tensão recentemente, devido a ataques racistas da torcida do Cerro a jogadores da equipe sub-20 do Palmeiras, durante a disputa da Libertadores da categoria, neste mês. O outro rival do alviverde é também um velho conhecido: o Bolívar, da Bolívia, contra quem o Verdão jogou na campanha de 2023, na fase de grupos. Na oportunidade, cada equipe venceu um jogo.

Atual campeão continental, o Botafogo está no grupo A, ao lado de Estudiantes (ARG), Universidad de Chile e Carabobo (VEN). O Flamengo foi sorteado no grupo C, e enfrentará a LDU (EQU), o Deportivo Táchira (VEN) e o Central Córdoba (ARG). Já o Fortaleza caiu no grupo E, ao lado do Racing (ARG), Colo-Colo (CHI) e Atlético Bucaramanga (COL). Por fim, o Internacional e o Bahia ficaram no grupo F, ao lado do Nacional (URU) e do Atlético Nacional (COL).

Os jogos da fase de grupos da Libertadores serão disputados entre os dias 1º de abril e 29 de maio. Já a final do torneio acontece em 29 de novembro, em estádio ainda a ser definido. 

Sul-Americana 

Pela Copa Sul-Americana, o Corinthians, semifinalista do torneio em 2024, será o único representante do futebol paulista. O Timão, que caiu diante do Barcelona de Guayaquil na última fase da pré-Libertadores, foi sorteado no grupo C e terá adversários fortes na competição. O primeiro jogo do alvinegro será diante do Huracán (ARG), que vem em boa fase. Atualmente, a equipe é a segunda colocada geral do Campeonato Argentino, com 21 pontos em 10 jogos, dois a menos que o líder Boca Juniors. O segundo jogo do Timão será contra o América de Cali, atual terceiro colocado do Campeonato Colombiano. Já o terceiro adversário é o Racing, do Uruguai, contra quem a equipe de Ramón Díaz jogou na fase de grupos do torneio no ano passado, conquistando um empate e uma vitória.

Os outros clubes brasileiros na competição serão o Vitória, que está na chave B junto com Cerro Largo (URU), Defensa y Justicia (ARG) e Universidad de Quito (EQU); o Grêmio, que está no grupo D ao lado do Godoy Cruz (ARG), Sportivo Luqueño (PAR) e Atlético Grau (PER); o atual vice-campeão Cruzeiro, no grupo E, junto de Palestino (CHI), Unión (ARG) e Mushuc Runa (EQU); o Fluminense, no grupo F, ao lado de Unión Española (CHI), Once Caldas (COL) e GV San José (BOL); o Vasco no grupo G, que enfrentará Lanús (ARG), Puerto Cabello (VEN) e Melgar (PER); e o Atlético Mineiro, ao lado de Caracas (VEN), Cienciano (PER) e Deportes Iquique (CHI), no grupo H.

Os jogos da fase de grupos da Sul-Americana serão realizados entre os dias 1º de abril e 28 de maio, enquanto a final do torneio será disputada no dia 22 de novembro, em estádio ainda a ser definido.